22 agosto 2023

Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte


Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

Confira Agora Top 10 Passeios culturais para curtir com as crianças perto de Belo Horizonte!

Top 10 Passeios culturais para curtir com as crianças perto de Belo Horizonte



Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

Para quem mora em Belo Horizonte e região, ou está a passeio pela capital mineira, daremos agora dicas de platina para serem aproveitadas, principalmente para quem está na cidade com as crianças!

Aproveite agora Top 10 Passeios culturais para curtir com as crianças perto de Belo Horizonte!

1. Passeio pelo Santuário da Serra da Piedade em Caeté - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte



Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte



O Santuário Nossa Senhora da Piedade está situado na zona rural do município de caeté, há 50,5 km do centro de Belo Horizonte via BR-381. É uma formação rochosa imponente, facilmente vista de várias localidades e tem como maior destaque o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. O acesso ao Santuário Basílica se faz por via asfaltada e toda a sua estrutura foi revitalizada e possui toda infraestrutura para receber religiosos e turistas do mundo todo.

Conheça agora os espaços, as estruturas e atrativos do Santuário da Serra da Piedade e saiba o que fazer por lá: Basílica de Nossa Senhora da Piedade, Basílica Estadual das Romarias, Caminho das Dores de Maria, Casa dos Peregrinos Dom Silvério, Via sacra, Calvário, Cripta São José , Observatório Frei Rosário, paisagens deslumbrantes. Há ainda os restaurantes e lanchonetes.

Saiba todos os detalhes deste incrível passeio cultural pelo Santuário da Serra da Piedade em Minas Gerais.


2. Passeio Zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund em Cordisburgo - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte


Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

O Zoológico de Pedras de Cordisburgo está situado a 116 km de Belo Horizonte via BR-040/BR-135. O endereço é Rua Deputado Renato Azeredo, 2, Praça Octacílio Negrão de Lima, Cordisburgo.

Cordisburgo é uma cidadezinha bem pacata, há 117,5 km de Belo Horizonte, e com população estimada de 8883 habitantes. Fundada em 1938, também faz parte do Circuito das Grutas na Rota de Peter Lund.

O Zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund é um atrativo bem interessante da cidade. É um zoológico bem famoso na região, por ser diferente, abrigar animais de “pedra”. São esculturas feitas de cimento que representam os animais do período Pleistoceno (entre 10.000 anos e 2.000.000 de anos atrás). Naquele zoológico você vai ver réplicas de animais como o Mastodonte, o Tatu gigante, Preguiça gigante,  o Tigre dente de sabre, a Preguiça pequena e o Toxodonte.

Conheça todos os detalhes incríveis do Zoológico de Pedras Peter Lund  e aproveite também as dicas do que fazer em Cordisburgo



3. Gruta de Maquiné - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte


Monumento Estadual Natural Peter Lund - a Gruta de Maquiné está situado na terra de Guimarães Rosa, em Cordisburgo. A Gruta, que foi muito explorada em 1834 pelo naturalista dinamarquês Peter Lund em seus estudos, é um fantástico lugar composto de espeleolemas tais como estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, represas de travertino.
São 7 lindos amplos salões compostos por Vestíbulo, Sala das Colunas, salão dos carneiros, salão das piscinas, salão das fadas, salão Dr. Lund com o sub-Salão do Cemitério, onde foram encontradas ossadas. Nesse Salão há um grande buraco que, conforme os relatos orais, teria sido o local onde Dr. Lund dormia quando realizava as suas pesquisas. Indicamos o passeio pelo Circuito das Grutas na Rota de Doutor Lund com toda a família. Ao final do passeio, as crianças são presenteadas pelos Parques com joguinhos temáticos e livretos que contém a história e descrição dos parques, das grutas, trilhas e noções de preservação e educação ambiental.


Saiba mais deste incrível passeio pela Gruta do Maquiné em Cordisburgo - Rota do Doutor Lund


4. Gruta Rei do Mato - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte


Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte


A Gruta Rei do Mato também dedicamos um post exclusivo e você pode ler aqui no blog. A Gruta Rei do Mato está situada a 70,6 km da capital mineira, no município de Sete Lagoas. 
A região onde está locada a gruta no Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, se tornou uma Unidade de Conservação de Proteção Integral em 25 de Agosto de 2009, pela Lei Estadual nº 18.348. E o objetivo dessa ação foi proteger o sítio arqueológico Gruta Rei do Mato e seus ecossistemas, fauna e flora, além de valorizar o patrimônio espeleológico, arqueológico e paleontológico. O passeio se inicia por uma trilha que nos conduz até a Grutinha Rei do Mato. Sua primeira atração é o paredão de pinturas rupestres, já um pouco apagadas e dividindo espaço com o resultado da ação de vândalos.

Ali também está a réplica de um fóssil de animal pré-histórico que não era típico da região mineira. Segundo a guia do parque, esse animal era típico da região da Bahia, mas a sua réplica foi colocada na Grutinha para conhecimento da população, da existência do mesmo, no passado.

A Gruta Rei do Mato apresenta 998 metros de extensão, mas a visitação é feita em apenas 220 metros, distribuídos em quatro salões denominados Couve-Flor, Blocos Desabados, Principal e Raridades. Cada um desses salões possuem verdadeiras raridades, peculiaridades lindas e impressionantes.

O local possui infraestrutura de recepção, área coberta, bilheteria, parquinho com brinquedos, estacionamento, sanitários e bebedouros.  A visitação é feita de segunda a segunda das 9 às 16h. As visitas são guiadas e é obrigatório o uso de calçado fechado e capacete de proteção, emprestado aos visitantes pelo Monumento.

A idade mínima para a visitação é de 6 anos. As crianças menores podem brincar no parquinho com brinquedos. O trajeto é realizado à pé e dura, em média, uma hora.  O grau de dificuldade é considerado médio a alto, por possui muitas escadas íngremes.
Saiba todos os detalhes deste passeio no nosso post Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund .


5. Gruta da Lapinha - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

A Gruta da Lapinha está situada em Lagoa Santa, há pouco mais de 50 Km de Belo Horizonte. A Gruta integra o Parque Estadual do Sumidouro, criado em 1980 para promover a preservação ambiental e cultural, favorecendo as atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental e turismo. A história do parque está associada aos estudos pioneiros do naturalista Lund.

Quando se chega ao Parque, uma das opções dos atrativos é fazer o Circuito da Lapinha, que se constitui de uma pequena trilha que se inicia ao lado da Gruta da Lapinha e termina na Gruta da Macumba. O grau de dificuldade é considerado médio a fácil. 

Durante o percurso, o guia do Parque explica sobre a história e o valor paisagístico do local, é apresentada a vegetação, o relevo, e características da zona cárstica. O passeio pelo interior da Gruta da Lapinha possui, aproximadamente, 300 metros, distribuídos em galerias e salões, sendo a maioria iluminada por LED. Os doze salões da visitação recebem nomes relacionados às características dos espeleotemas que se formam em diferentes partes da caverna.

Saiba todos os detalhes deste passeio e informações adicionais no nosso post Gruta da Lapinha em Lagoa Santa - Rota do Doutor Lund 


6. Museu da Inconfidência - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

O prédio onde hoje se encontra o Museu da Inconfidência foi construído entre 1785 e 1855. Anteriormente funcionou como Casa de Câmara e Cadeia. Até as primeiras décadas do século XX esse imponente prédio ainda funcionava como cadeia estadual. Quando você entra no edifício, nota com mais clareza as enormes grades de ferro fundido e pesado, auxiliando na segurança de portas e janelas. E a sua visita ao Museu com a criança já pode começar com essas indagações.

Após 1938, com a construção da penitenciária de Neves, próximo a Belo Horizonte, esse edifício foi desocupado e então transformado em Museu, em homenagem às grandes personalidades da nossa história. O presidente Getúlio Vargas, em 1942, ordenou que os restos mortais dos Inconfidentes fossem trazidos de Portugal e enterrados no Museu, no salão onde hoje é o "Panteão dos Inconfidentes".

A  exposição de longa duração do Museu aborda a Inconfidência Mineira, mas ela também é contextualizada ao ambiente político, social, artístico e das relações do cotidiano na sociedade mineira dos séculos XVIII e XIX. Assim você também verá peças relacionadas à escravidão, ao processo construtivo de imóveis,  peças do contexto da mineração, objetos de montaria, de transporte, dentre outros. Já no segundo piso você verá objetos que remetem à vida artística, religiosa e peças da vida privada e doméstica da sociedade mineira dos séculos XVIII e XIX.


Aproveite também e conheça todos os demais atrativos que você pode curtir com suas crianças em Ouro Preto.


7. Mina da Passagem em Mariana - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte


Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte



A Mina da Passagem em Mariana é um dos atrativos turísticos culturais para se fazer com crianças nessa cidade. Um passeio por essa mina é a chance da criança conhecer o ambiente no qual trabalhavam os escravos na exploração do ouro, levado para Portugal e também utilizado para adornar muitos dos templos barrocos. A Mina da Passagem em Mariana tem cerca de 7 200 km² de extensão e é da região. Ela detém 30 km de túneis com lagos subterrâneos de águas cristalinas. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo divertido, para alguns, e assustador, para outros, por meio de um trolley. O percurso tem 315 metros de extensão e cerca de 120 metros de profundidade. O endereço da Mina de Ouro da Passagem é Rua Eugenio E. Rapallo, 192 - Passagem de Mariana, Mariana - MG. Para agendar a sua visita entre em contato


8. Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

Congonhas está localizada a 79,3 km da capital mineira, via BR-356 e BR-040. E por lá o maior destaque turístico é o museu a céu aberto, o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas, com início de construção no século XVIII. Nesse conjunto se encontram importantes obras de Aleijadinho. A origem da cidade está ligada à busca e exploração de metais preciosos em Minas no início do século XVIII e ela integra a rota da Estrada Real. A cidade possui outros atrativos que valem a visita. Confira todos os detalhes no nosso post Congonhas – Bate Volta a partir de Belo Horizonte.



9. Instituto Inhotim em Brumadinho - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte


O Instituto Inhotim está situado a 55,4km da capital de Minas, via BR-381. Ele é um grande espaço que abriga um importante acervo de Arte Contemporânea dentro de uma espécie de jardim botânico, conferindo à ambiência todo um charme bucólico e contemporâneo. Um lugar ideal para passear, descansar e entreter. Sem dúvida um ambiente maravilhoso, criativo, paradisíaco por meio de seus belíssimos jardins, e imperdível para um passeio bate volta a partir da capital. São diversas obras expostas como as de Amílcar de Castro e Tunga, em meio aos lindos jardins botânicos como o de Pau-brasil e Samambaia- gigantes, jardins temáticos como o Jardim Desértico e o Largo das Orquídeas, e várias galerias como a Galeria Lago e a Galeria True Rouge. Por lá, além de lojas de presentes, há também restaurantes requintados e boas lanchonetes. Vale a pena um dia inteiro de visita.


10. Centro Histórico de Santa Bárbara - Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte


Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte

O centro histórico de Santa Bárbara lhe reserva belíssimos casarões históricos, datados desde o século XVIII, dignos de serem conhecidos, admirados. Vale cada minuto para admirar e fotografar. São casarões para moradia, prédios institucionais, públicos, dentre outros. Você encontrará belos exemplares datados do século XVIII, XIX e das décadas primeiras décadas do século XX. Assim que você chega à cidade, é recepcionado por uma miniatura de casarão de traços que remetem à arquitetura dos séculos XVIII e XIX. 

Você verá outros também como a Casa do Mirante, Pontilhão,  antiga estação ferroviária, Casa do Mel, Igreja Matriz Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja de São Francisco de Assis, Memorial Afonso Pena, Museu Antoniano, Casa de Cultura e Parque Municipal Recanto Verde 

Saiba todos os detalhes das dicas deste passeio em Santa Bárbara. 


Confira agora outros Top 10 indicados pelos blogs parceiros:

Aproveite e tenha sempre Excelentes Expedições em Família!

  1. Estou impressionada com a quantidade de atrações pra crianças tá pertinho de BH. Vou usar este post pra fazer um roteiro. Grata

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de passeios culturais para fazer com crianças perto de Belo Horizonte, Deyse! Depois que tive filhos essa é a única busca que eu faço quando vou viajar! E amo a capital mineira! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu top 10 de passeios culturais com crianças em BH. Não tenho mais crianças, mas quero fazer todos eles (rs). Estou devendo essa visita a capital mineira,(rs)

    ResponderExcluir
  4. Adorei esses Top 10 passeios culturais com crianças perto de Belo Horizonte. Minha mãe teve na Gruta de Maquiné esses dias. Os passeios que vc citou são ótimos com crianças até a terceira idade, né?

    ResponderExcluir
  5. Eu amei as dicas sobre Belo Horizonte especialmente sobre St Barbara. Fiquei muito surpresa pela beleza do local

    ResponderExcluir
  6. Achei bem interessante todos esses passeios culturais para crianças em Belo Horizonte. As vezes não é fácil fazer programas que mantenham os nossos filhos entusiasmados do início ao fim.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search